A sustentabilidade, o futuro do trabalho e a digitalização do setor discutiram-se este ano na Bolsa de Turismo de Lisboa 2022 (BTL), num evento onde, pela primeira vez, a inovação ganhou palco próprio.
De 16 a 18 de março, o “What’s Next – Innovating Tourism”, organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, com produção da MadreMedia juntou mais de uma centena de nomes para partilhar as melhores ideias e práticas no Turismo.
Paralelamente, mais de 50 startups apresentam soluções e líderes de outras áreas trazem a sua visão para aquele que é um dos setores estratégicos da economia portuguesa.
O “What’s Next – Innovating Tourism” posicionou-se como um espaço de debate e troca de experiências em temas-chaves para a indústria. Alguns dos temas em destaque neste evento foram a revolução digital, as pessoas como motor de transformação do setor e a sustentabilidade.
O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e o diretor-executivo do NEST, Roberto Antunes, foram os anfitriões das sessões de abertura na BTL ao longo dos três dias.
A par com a agenda na FIL, em Lisboa, o “What’s Next – Innovating Tourism” contou também com um conjunto de quatro sessões, a decorrer no Oceanário de Lisboa e na NOVA Medical School, que trouxeram a visão de líderes de outras áreas da sociedade e da economia para o setor do turismo.
No dia 14 de março, Tiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul e Prémio Pessoa 2021, e João Wengrovius Meneses – Secretário-geral do Business Council for Sustainable Development, conversaram sobre sustentabilidade. O dia 15 foi dedicado à transformação digital, com Inês Drummond Borges, Chief Transformation Officer da Sonae Sierra, e António Câmara, professor universitário na Universidade Nova de Lisboa e chairman do YGroup. No dia 17 foi a vez de Germano de Sousa, Médico, Professor e Gestor na área da saúde, e de Maria de Belém Roseira, ex-Ministra da Saúde, debaterem o impacto da saúde no turismo. O ciclo de sessões fechou, no dia 18 de março, com uma discussão sobre o papel da cultura e da arte na construção dos destinos turísticos, com Juliet Kinsman, da Condé Nast, Joana Vasconcelos, artista plástica e Roberta Medina, o rosto do Rock in Rio.
Este ano, a BTL apostou em novos setores, como a inovação, a cultura, o enoturismo e o turismo de natureza, mas deu também continuidade a áreas como a BTL LAB que, a cargo do NEST – Centro de Inovação do Turismo, visa a divulgação de empresas que trazem novas soluções para o setor. Além de mostra de startups, o LAB é um palco de debate, tendências e troca de experiências sob o tema da inovação e da tecnologia.
Ao todo, a BTL, que teve este ano a sua 33ª edição, juntou num só espaço mais de 1.400 expositores e mais de 70.000 visitantes, dos quais 35.000 profissionais.