Depois de receber o jornalista Miguel Candeias, o Bola ao Ar, podcast sobre NBA produzido pela MadreMedia, voltou a produzir um novo episódio duplo-especial com um convidado de luxo: o australiano Leigh Ellis, que deixou o seu trabalho como comentador e podcaster em Atlanta, nos Estados Unidos, para viajar pelo mundo e jogar basquetebol de rua com as comunidades locais.

Leigh Ellis é um popular comentador/podcaster, conhecido nos EUA por ser uma das vozes do “No Dunks”, podcast da The Athletic, publicação de desporto adquirida pelo New York Times em 2022). No entanto, Ellis deixou o seu trabalho para embarcar numa aventura incrível e levou a que tivesse ganhado a alcunha de “Anthony Bourdain do basquetebol“.

A razão para isso: deixou o emprego para viajar por 20 países e jogar na rua com as comunidades locais, numa iniciativa a que apelidou de “20 Cities, 20 Countries, 20 Games”. Até agora, Leigh já “riscou” 13 dos 20 locais a que se propôs visitar e jogar um ‘pick-up game’ (um jogo informal de rua). Londres (Inglaterra), Paris (França), Kaunas (Lituânia), Istambul (Turquia), Nairobi (Quénia), Zâmbia, Cape Town (África do Sul), Belgrado (Sérvia), Atenas (Grécia), Zagreb (Croácia), Frankfurt (Alemanha), Ljubljana (Eslovénia) e Egito, por exemplo, são alguns dos destinos documentados nas suas redes sociais, que nos últimos tempos tem ajudado a contar a sua história e têm funcionado como um Diário de Bordo.

Depois, claro. Leigh esteve também em Portugal, onde o ‘pick-up game’ à moda lusitana decorreu durante a tarde do dia 28 de junho, no “campo do Kobe”, perto da Calçada de Carriche, em Lisboa. Mas uns dias passou pelo Bola ao Ar para contar o que o motivou a partir para esta aventura e falar sobre o estado da NBA.

Especial Parte 1:

Especial Parte 2: