No dia 22 de junho, Fernando Ribeiro juntou-se ao É Desta Que Leio Isto e levou consigo o livro “Café Kanimambo”, que chegou às livrarias a 29 de maio e assinala o regresso do vocalista dos Moonspell à literatura, depois de publicar o seu primeiro romance, “Bairro sem saída”, em 2021.
Além da análise da obra, esta conversa permitiu também traçar a relação entre música e literatura, aproveitando a experiência do músico em palcos por todo o mundo, com a banda portuguesa de heavy metal.
“Entre o thriller e a narrativa hardcore, ‘Café Kanimambo’, é a confirmação do autor como uma das vozes mais acutilantes da nova ficção nacional, num livro perturbante que não deixará ninguém indiferente”, pode ler-se na apresentação da obra.
A história passa-se “num verão de que não há memória na Lagoa de Albufeira”, segundo a sinopse no livro. “Vítor Batista (ex-futebolista caído em desgraça e alcoólico), o Doutor Paulo (um deputado da nação que tenta esconder um segredo obscuro), o Senhor Braz (dono de uma loja de brinquedos em Benfica, que podia ser feliz, mas não consegue) e o Raça (um operador de máquinas com um sonho simples), quatro homens com pouco em comum, veem-se, contra todas as expectativas, subitamente envolvidos numa espiral de sexo, vergonha, castigo, justiça popular, crimes sexuais e demónios”.