Algoritmo

Latim medieval algorismus ou algorithmus, do árabe alHuuarizmiantropónimo [matemático árabe do século IX])

in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

A palavra “algoritmo” faz referência ao matemático árabe Al Khwarizmi, que viveu no século IX, e descreveu regras para equações matemáticas.

O conceito ritmo foi formalizado em 1936 pela Máquina de Turing, de Alan Turing, e pelo cálculo lambda, de Alonzo Church, que constituem a fundação da ciência da computação.

Hoje estamos rodeados de algoritmos. As máquinas que os executam são “ensinadas” por nós, humanos, e respondem a padrões ou a comportamentos que foram previamente desenhados.

Muitos dos conteúdos que vemos – ou não vemos – dependem da forma como são percepcionados por plataformas digitais que têm por base algoritmos.

Conhecer a forma como apresentam as suas histórias é hoje uma parte fundamental de quem trabalha em media e em comunicação.

Não é assim tão diferente de promover um conteúdo em páginas de jornal ou em cartazes na rua – e, tal como nas formas mais tradicionais de publicidade, há sempre histórias que simplesmente galgam as instruções dos algoritmos e se tornam de todos. São a exceção que confirma a regra.

Na MadreMedia, conhecemos e trabalhamos com as regras, mas nunca deixamos de procurar a exceção.