Utilidade
1. Qualidade de útil.
2. Préstimo; vantagem; serventia.
Empatia
Forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Uma das medidas de uma boa história é ser lida, ouvida ou vista e – mais do que isso – voltar a ser contada. Quando partilhamos uma história, significa que lhe cedemos tempo, não só para a saber do que trata, mas para a guardar. O que é especialmente precioso, já que vivemos rodeados de solicitações de atenção. Quando algo fica guardado, é porque se tornou importante.
O que nos leva à pergunta seguinte: o que torna uma história importante?
Na MadreMedia, não acreditamos em fórmulas infalíveis, mas nos sete anos de história que já contamos, aprendemos a reconhecer dois padrões.
- Valorizamos histórias que nos são úteis (pode ser uma notícia ou pode ser um filme, pode ser um relatório ou pode ser uma conversa no whatsapp);
- Valorizamos histórias que nos geram empatia (porque nos sentimos menos sozinhos ou mais acompanhados, como queiramos pensar).
Às vezes, uma mesma história é útil e gera empatia – não é a combinação mais natural e quando acontece é uma combinação feliz.
Mas ficamos felizes sempre que conseguimos reconhecer um padrão de utilidade ou de empatia no trabalho que realizamos – porque a história nos mostra que do outro lado alguém guardou espaço de atenção por causa disso.