A MadreMedia produziu a primeira a edição do Programmatic Morning em Portugal, que se realizou no dia 22 de junho, em Lisboa, no espaço Coletivo 284.

Temas quentes do setor como Digital Out-of-Home (DOOH), Connected TV advertising (CTV) e Data & Addressability foram o mote de uma manhã preenchida com case studies, apresentações de vários parceiros e conversas com especialistas em diferentes painéis.

João André, Head of Sales SunMedia Portugal, foi o responsável pela abertura do evento com a sua palestra “Cross-media measurement: incremental coverage with ACR data”, abrindo assim o palco para que João Sousa, Managing Director da IPG Kinesso & Matterkind, apresentasse um case study sobre CTV, Tecnologia e Data, feito para um cliente da agência.

Seguiu-se então o primeiro painel de discussão, sob o título “Como surfar na tempestade perfeita da indústria audiovisual digital”, em que João Sousa (Managing Director da IPG Kinesso & Matterkind), Bernardo Dias Pinheiro (Diretor Comercial Digital da Impresa), Fernando Parreira (Diretor de Negócios do SAPO e Presidente do IAB Portugal) e Catarina Dionísio (Diretora de Marketing Digital da Vodafone Portugal) discutiram a evolução da TV linear e a consolidação do streaming.

Discutido o tema, foi tempo de Paola Angulo (Executiva de Vendas da TAPTAP) tomar as rédeas do palco para fazer introduzir a segunda temática do dia: a medição de audiência e planeamento em OOH/DOOH. Sandra Moreira (Account Supervisor Publicis para a L’Oreal) e Joana Tremoço (Director of Xaxis Portugal & Programmatic Buying Unit do GroupM) por ocasião do tema exposto, apresentarem dois case studies.

A seguir, Ana Silva ( Digital Lead da Dentsu), Chiara Cordiali (Diretora de Parcerias Regionais SE, LATAM & MEA da VIOOH), José Miguel Lobo (Diretor Adjunto de Vendas Programáticas da JCDecaux), Nuno Gonçalves (Business Development Manager da MOP), David Costa (EMEA Programmatic Buying Lead da HP) participaram na segunda mesa redonda do dia, na qual salientaram que, sem adblockers e com novas variáveis de segmentação, o DOOH é um canal que tem crescido significativamente desde a pandemia.

Já quase a terminar a manhã, Luís Castanho (Diretor Geral Portugal da Weborama Portugal) fez uma apresentação sobre “Data and Addressability na nova era da publicidade digital”, que serviu de mote para Mário Lima (Head of Programmatic & Media Buying, Dentsu), Nuno Virgílio (OMG Digital Managing Director), Catarina Freire (Head of Product & Partnerships, Matterkind), Miguel Serrão (Head of Digital, Havas Media Group) e José Frade (Director Comercial Digital, Cofina Media) discutirem na última mesa redonda, “Como é que o marketing digital se vai adaptar à nova realidade da privacidade acima de tudo?”.

A sessão de encerramento coube a Mikel Lekaroz, CEO da Programmatic Spain.

A iniciativa contou com a organização conjunta da Programmatic Spain e Programmatic Portugal, e reuniu mais de 140 profissionais da indústria AdTech portuguesa.

O resumo do evento com todas as palestras e intervenientes pode ser consultado aqui.