“Na Rota dos Santuários” é uma série produzida pela MadreMedia que, ao longo de seis episódios, numa viagem que vai do Minho ao Alentejo, visita vários locais de devoção religiosa que marcam a história e cultura do nosso país.
A pesquisa e entrevistas são de Alexandra Antunes e a locução é de Francisco Sena Santos. O programa contou com a coordenação de Rute Sousa Vasco, a realização de Paulo Rascão, a edição de Pedro Marques dos Santos e Diogo Gomes, e a sonoplastia de Inês Vales.
EP. 1 – O santuário mais antigo de Portugal
Sinopse: O Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Amares, é considerado o mais antigo do país e surge entre a natureza do Minho. Durante séculos foi destino de uma das maiores romarias do Minho e, nos dias de hoje, recebe milhares de peregrinos todos os anos.
EP. 2 – Uma igreja escavada na rocha
Sinopse: Entre penedos, surge a Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Soutelo. A igreja marca pela diferença, já que foi escavada na rocha. Mas a beleza do local torna-se ainda mais percetível durante a subida ao miradouro, de onde se vê o Vale do Cávado, o Gerês e o Sameiro.
EP. 3 – Um santuário, uma jiboia e um jacaré no meio do Alentejo
Sinopse: Associado aos Descobrimentos, o Santuário de Nossa Senhora da Visitação, em Montemor-o-Novo, mostra traços do estilo manuelino-mudéjar no Alentejo. Uma jiboia e um jacaré embalsamados integram a coleção de ex-votos que se podem ver no local.
EP. 4 – A protetora de Coruche
Sinopse: De D. Afonso Henriques ao Ultramar, a tradição passa pelas gerações em Coruche. Atualmente, o Santuário de Nossa Senhora do Castelo recebe ainda muitos devotos, que dizem ter ali uma imagem milagreira. O cuidado com a Senhora é tanto que até tem uma aia.
EP. 5 – Santuário de Senhora do Pranto, o “museu” dos círios
Sinopse: O Santuário de Nossa Senhora do Pranto situa-se em Dornes, numa península ladeada pelo rio Zêzere. Segundo a lenda, a imagem apareceu a um cavaleiro, orientado pela Rainha Santa Isabel. É local de história templária e de romarias anuais, os chamados círios.
EP. 6 – O “Solar da Padroeira” de Portugal
Sinopse: Este é o “Solar da Padroeira” de Portugal. Em 1646, D. João IV coroou Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa rainha do país. Antes disso, D. Nuno Álvares Pereira trouxe a imagem de Inglaterra e diz-se que fundou a confraria. Hoje, a devoção continua.